PROCURAR DEIXAR UM MUNDO UM POUCO MELHOR DO QUE O ENCONTRAMOS Baden Powell
segunda-feira, 24 de março de 2008
ACAMPAMENTO DAS PROMESSAS
2º CENTENÁRIO!!! A PÁSCOA DO ESCUTISMO.
Entre os dias 14 e 16 de Março realizou-se o acampamento de agrupamento que teve o seu ponto alto com a realização das primeiras promessas em campo.
No dia 14 de Março apenas há para contar a viagem e a montagem de campo, depois disso foi o silencio e descansar para os grandes dias que vinham a seguir.
No Sábado a 1ª secção ficou pelo campo, a 2ª secção foi fazer um raid e a 3ª secção foi montar o nosso lugar sagrado, o local onde se realizariam a vigília e a eucaristia com promessas.
O tempo voou, e quando fomos a ver já as secções estavam a apresentar as suas reflecções na vigília de oração. O grande tema era: "2º Centenário!!! A Páscoa do Escutismo".
A palavra Páscoa, também representa a mudança, a mudança de vida do povo que fugiu do Egipto, a mudança da vida para além da morte através da ressurreição de Jesus Cristo. Também o CNE faz um convite a todos os escuteiros, "que sejamos os verdadeiros escuteiros do 2º Centenário".
Então a nossa vigília teve os lobitos a contarem resuimdamente a história do escutismo desde o seu nascimento até aos dias de hoje, os exploradores contaram os principais passos de Jesus até à sua morte, os pioneiros apresentaram o ideal de escutismo que queremos para as nossas vidas e os dirigentes em modo de conclusão apresentaram a ressurreição de Jesus, onde conlcuiram com duas célebres frases que nos dizem muito a todos os escuteiros e cristãos: "Eu cumpri a minha promessa, que Deus vos ajude a cumprir a vossa" BP e "Ide e anunciai a Boa Nova" Jesus.
No dia seguinte, mais uma vez nem demos conta, e já estavam os pais a chegar para festejarem conosco a festa da eucaristia, que neste domingo era o último da quaresma, o de Ramos.
Comçámos com o uma passagem onde Jesus manifesta o seu desejo de celebrar a comunhão com os seus discipulos, depois na entrada da nossa igreja natural, leu-se mais uma passagem onde Jesus pede para irem preparar o local onde iriam celebrar a última ceia, e por fim entrámos na zona sagrada para celebrar a eucaristia e as promessas.
Ao todo foram 26 crianças e jovens que foram investidos, uns pela primeira vez, outros renovaram a sua promessa. Mas o desejo é que todos eles "se apequem sempre à sua promessa" para um dia serem homens novos nesta sociedade em caos.
CA - Renato dos Reis (Leão Protector)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
A Vigília de oração em campo foi mesmo um momento mágico, não só por ser vivido em tempo de Quaresma, mas também pelo espaço que envolveu as nossas orações. O espaço foi construído com muita imaginação e com muito trabalho. Por isso, em nome de todo o Agrupamento, principalmente dos que fizeram a promessa ou renovaram o seu compromisso, obrigado a todos aqueles que se esforçaram para que a nossa «igreja em campo» fosse realmente um espaço natural de Deus perfeito.
Puma Trapalhona
Enviar um comentário