terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ORA ANIMA - Sta Maria dos Olivais


Caro Irmão Escuta

Estás convidado a participar no Ora Anima , no próximo dia 18 Janeiro , Sexta -feira - 21:30 na Igreja de St Maria dos Olivais ( Olivais Velhos) – junto ao Agrup 61 St Maria Olivais.

Espaço mensal, que privilegia a Oração Comunitária, feito por e para , Animadores ( Dirigentes e CILS.)

Como já deves ter ouvido, é preparado rotativamente por um Agrupamento, em cada mês que passa, acolhendo os Dirigentes e CILS do resto do Núcleo Oriental.

Desta vez o Agrup 61 St Maria Olivais , preparou e acolhe -nos a todos!

Num tempo onde o Voluntariado, não pode ser só activismo, precisamos de recarregar baterias , de parar e fazer silencio, para escutar o que Deus nos têm a dizer, para a nossa Vida e para os Trilhos que percorremos no CNE.

Neste tempo de NATAL há que reencontrar Jesus na nossa Vida!
Vem e traz os teus companheiros Animadores do Agrupamento!!

Após o Ora Anima, haverá um momento de convívio entre todos, com café ,chá e bolachas !

CURSO DE SOCORRISMO DA 2ª SECÇÃO

No dia 1 de Dezembro de 2007, parte dos exploradores, reuniram-se na igreja de Sta. Clara para assistirem a um formação de socorrismo.
Estavam presentes dois profissionais do ramo para nos darem o curso. Logo no ínicio disseram--nos que, o que nos íam ensinar era a "Manter a Vida", não a salvar pessoas , mas assegurar que estas não morriam até a ambulância chegar.
Começaram por nos explicar quais os sinais vitais: se a pessoa
1º -Está conscinte ou não;
2º- Não está a respirar;
3º- Tem hemorragias
Para ver se a pessoa está consciente, chamamos por ela, e simetricamente damos-lhe umas pancadinhas ao longo do corpo. Se a pessoa, enquanto desmaiada, estiver com convulções teríamos que colocar cobertores, casacos, etc , debaixo dos braços da pessoa ou noutro sitío (dependendo da situação), afim de evitar que a pessoa se magoe.
Para a segunda colocaríamos a pessoa na Posição Lateral de Segurança (PLS), depois de termos feito o VOS, isto é, Ver se a pessoa respira, olhando para o torax; Ouvir a sua repiração, colocando o ouvido junto da boca e do nariz da pessoa; Sentir o ar, juntando a nossa face à boca e nariz da pessoa. Caso não respirasse faríamos a massagem cardíaca: precionando com as duas mãos entrelaçadas, na barriga da pessoa a dois dedos do seu externo, ao mesmo tempo das batidas do coração durante 30 vezes, isto é seguido da respiração boca-a-boca, que pode ser feita ou não com uma máscara e o respectivo bocal. De seguida confirmaríamos com o VOS, se a pessoa ja estava a respirar, se não, repetiríamos todo o processo.
Quanto à terceira, aprendemos a fazer bons pensos, que se adequam a qualquer tipo de hemorragias.
Tudo assima referido foi treinado com bonecos.
No fim disseram-nos o que deveríamos ter na nossa farmácia.

Susana Bento