segunda-feira, 27 de outubro de 2008

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

quinta-feira, 12 de junho de 2008

NOITE DE FADOS


MARVILA DOS SABORES

A nossa freguesia tem uma grande variedade de culturas nacionais e internacionais. Foi daí que nasceu a ideia de criar uma festa de referencia para a freguesia que tem como base as várias culturas da freguesia, foi assim que surgiu o Marvila dos Sabores.

∙ Quinta-feira, dia 19 de Junho abre às 17h e fecha às 24h
(Cabeça de cartaz – Quim Barreiros)
Será referenciada a gastronomia, as danças e cantares do Alentejo.

∙ Sexta-feira, dia 20 de Junho abre às 17h e fecha às 01h
(Cabeça de cartaz – Peste e Sida)
Será referenciada a gastronomia, as danças e cantares das Beiras.

∙ Sábado, dia 21 de Junho abre às 14h30 e fecha às 01h
(Cabeça de cartaz - Miguel Ângelo- Delfins)
Será referenciada a gastronomia, as danças e cantares do Minho e Trás-os-Montes.

∙ Domingo, dia 22 de Junho abre às 14h30 e fecha às 01h
(Cabeça de Cartaz – Sam the Kid)
Será referenciada a gastronomia, as danças e cantares do resto do mundo.

Este evento vai acontecer entre os dias 19 e 22 de Junho em frente ao ISEL, entre a RTP e a Escola Secundária Vitorino Nemésio.

O nosso agrupamento vai estar representado neste evento com um stand onde iremos mostrar o nosso historial e o que de melhor se faz nos escuteiros.

terça-feira, 20 de maio de 2008

CRISMAS 2008

Foram poucos, apenas a Catarina e o Tiago Gonçalves, mas para nós não quer dizer nada, é como se todos estivessem a fazer o Crisma.


É com muito gosto que, desde que a Ana Filipa fez o Crisma em 2006 que todo o grupo Pioneiro tem ido a esta cerimónia, pois todos os anos tem havido elementos a fazer este acto que é um sacramento. Não é um fim nem o principio de algo, mas sim uma etapa da grande caminhada que é a vida.


1ª etapa - Foram os nossos pais que quando nascemos nos levaram ao altar para nos baptizarem;
2ª etapa - Foram os nossos catequistas que nos levaram ao altar para a reconciliação;
3ª etapa - Para muitos, foram também os nossos pais que nos levaram ao altar para recebermos a eucaristia;
4ª etapa - Fomos nós que fomos ao altar para confirmarmos os nossos votos de Baptismo, chegaram aqui e agora vem o caminho para a...
5ª etapa que pode passar pelo matrimónio ou pela ordem;
7ª e última etapa - por fim, aquela que todos hão-de chegar para depois seguirem para junto do pai.

CA - Leão Protector

4º ANIVERSÁRIO - 24 ABRIL

Foi no dia 24 de Abril de 2008 que festejámos o nosso 4º aniversário.

Este ano foi um pouco mais reservado, pois no dia a seguir iamos todos para actividades. A concebtração foi à 20h30 na igreja de Sta. Clara. Fez um pequeno jogo para constituir equipas mistas para depois realizarmos um fogo de conselho onde se relembraram aluns dos melhores momentos dos útlimos anos.
De seguida cantou-se os parabéns e fomos todos dormir, pois no dia a seguir prometia nas várias actividades que as secções iam realizar.

1ª SECÇÃO - Actividade de um dia - Passeio ao Jardim Zoológico

Foram os últimos a levantar e dirigiram-se para o jardim zoológico para lá passarem um dia cheio e ocupado.
Foram muitos os animais que se viram, aprendeu-se muito sobre o que viram, andou-se para lá e para cá, brincou-se, divirtiu-se, rezou-se, e por fim foram para casa. Segundo relatos de algumas testemunhas, os lobitos nesse dia chegaram a casa e dormiram.

2ª SECÇÃO - Actividade de 2 dias - Acamp. no PNEC

O dia começou mais cedo para eles, tomaram o pequeno almoço e foram em direcção ao campo através de um jogo que acabou por ser uma dificuldade para algumas patrulhas.
O acampamento foi na sua essência formativo, onde o ponto principal foi o "aprender fazendo".
Foram dois dias como costumam ser todos os acampamentos, aprenderam, partilharam os bons momentos entre eles e claro está divertiram-se.



3ª SECÇÃO - Actividade de 2 dias - Acamp. em Mafra
O grande objectivo era a Sobrevivencia, apenas com o material indespensável e sem tendas. Também acordaram á hora dos exploradores e foram para o campo Grande apanhar a camioneta, como "bons" Pioneiros que são demoraram 1 hora para sairem da igreja e perderam a camioneta. foi logo ali nas paragens que tiveram um atelier sobre sobrevivencia.
Quando chegaram a campo fizeram os abrigos e partiram para Raid. No segundo dia realizaram-se mais alguns atelieres e regressou-se a casa.
Tal como os exploradores foi uma actividade muito formativa, onde também houve lugar ao divertimento, ao relaxe pós-raid e à partilha de bons momentos.
CA - Leão Protector

segunda-feira, 21 de abril de 2008

A GERAÇÃO DO ECRÃ

UM TEXTO QUE MERECE UMA LEITURA CUIDADA

«Desculpem se trago hoje à baila a história da professora agredida pela aluna, numa escola do Porto, um caso de que já toda a gente falou, mas estive longe da civilização por uns dias e, diante de tudo o que agora vi e ouvi (sim, também vi o vídeo), palavra que a única coisa que acho verdadeiramente espantosa é o espanto das pessoas.

Só quem não tem entrado numa escola nestes últimos anos, só quem não contacta com gente desta idade, só quem não anda nas ruas nem nos transportes públicos, só quem nunca viu os 'Morangos com açúcar', só quem tem andado completamente cego (e surdo) de todo é que pode ter ficado surpreendido.

Se isto fosse o caso isolado de uma aluna que tivesse ultrapassado todos os limites e agredido uma professora pelo mais fútil dos motivos- bem estaríamos nós! Haveria um culpado, haveria um castigo, e o caso arrumava-se.

Mas casos destes existem pelas escolas do país inteiro. (Só mesmo a sr.ª ministra - que não entra numa escola sem avisar - é que tem coragem de afirmar que não existe violência nas escolas). Este caso só é mais importante do que outros porque apareceu em vídeo, e foi levado à televisão, e agora sim, agora sabemos finalmente que a violência existe! O pior é que isto não tem apenas a ver com uma aluna, ou com uma professora, ou com uma escola, ou com um estrato social.

Isto tem a ver com qualquer coisa de muito mais profundo e muito mais assustador.
Isto tem a ver com a espécie de geração que estamos a criar.

Há anos que as nossas crianças não são educadas por pessoas. Há anos que as nossas crianças são educadas por ecrãs. E o vidro não cria empatia. A empatia só se cria se, diante dos nossos olhos, tivermos outros olhos, se tivermos um rosto humano. E por isso as nossas crianças crescem sem emoções, crescem frias por dentro, sem um olhar para os outros que as rodeiam.
Durante anos, foram criadas na ilusão de que tudo lhes era permitido.
Durante anos, foram criadas na ilusão de que a vida era uma longa avenida de prazer, sem regras, sem leis, e que nada, absolutamente nada, dava trabalho.
E durante anos os pais e os professores foram deixando que isto acontecesse.

A aluna que agrediu esta professora (e onde estavam asauxiliares-não-sei-de-quê, que dantes se chamavam contínuas, que não deram por aquela barulheira e nem sequer se lembraram de abrir a portada sala para ver o que se passava?) é a mesma que empurra um velho no autocarro, ou o insulta com palavrões de carroceiro (que me perdoem os carroceiros), ou espeta um gelado na cara de uma (outra) professora, e muitas outras coisas igualmente verdadeiras que se passam todos os dias. A escola, hoje, serve para tudo menos para estudar. A casa, hoje, serve para tudo menos para dar (as mínimas) noções de comportamento. E eles vão continuando a viver, desumanizados, diante de um ecrã. E nós deixamos.»

Alice Vieira, Escritora

-- Com os meus cumprimentos

Jose Gouveia

Comunicação e Desenvolvimento CNE-Região de Lisboa

sexta-feira, 18 de abril de 2008

S. JORGE CANCELADO

Passem a informação entre todos.

O S. Jorge foi cancelado (adiado) devido às condições atmosféricas.
Em principio tudo indica que vai haver alerta laranja para este fim de semana.

Nova data será depois informada.

CA - Leão Protector

segunda-feira, 24 de março de 2008

ACAMPAMENTO DAS PROMESSAS


2º CENTENÁRIO!!! A PÁSCOA DO ESCUTISMO.

Entre os dias 14 e 16 de Março realizou-se o acampamento de agrupamento que teve o seu ponto alto com a realização das primeiras promessas em campo.

No dia 14 de Março apenas há para contar a viagem e a montagem de campo, depois disso foi o silencio e descansar para os grandes dias que vinham a seguir.

No Sábado a 1ª secção ficou pelo campo, a 2ª secção foi fazer um raid e a 3ª secção foi montar o nosso lugar sagrado, o local onde se realizariam a vigília e a eucaristia com promessas.

O tempo voou, e quando fomos a ver já as secções estavam a apresentar as suas reflecções na vigília de oração. O grande tema era: "2º Centenário!!! A Páscoa do Escutismo".
A palavra Páscoa, também representa a mudança, a mudança de vida do povo que fugiu do Egipto, a mudança da vida para além da morte através da ressurreição de Jesus Cristo. Também o CNE faz um convite a todos os escuteiros, "que sejamos os verdadeiros escuteiros do 2º Centenário".
Então a nossa vigília teve os lobitos a contarem resuimdamente a história do escutismo desde o seu nascimento até aos dias de hoje, os exploradores contaram os principais passos de Jesus até à sua morte, os pioneiros apresentaram o ideal de escutismo que queremos para as nossas vidas e os dirigentes em modo de conclusão apresentaram a ressurreição de Jesus, onde conlcuiram com duas célebres frases que nos dizem muito a todos os escuteiros e cristãos: "Eu cumpri a minha promessa, que Deus vos ajude a cumprir a vossa" BP e "Ide e anunciai a Boa Nova" Jesus.

No dia seguinte, mais uma vez nem demos conta, e já estavam os pais a chegar para festejarem conosco a festa da eucaristia, que neste domingo era o último da quaresma, o de Ramos.
Comçámos com o uma passagem onde Jesus manifesta o seu desejo de celebrar a comunhão com os seus discipulos, depois na entrada da nossa igreja natural, leu-se mais uma passagem onde Jesus pede para irem preparar o local onde iriam celebrar a última ceia, e por fim entrámos na zona sagrada para celebrar a eucaristia e as promessas.
Ao todo foram 26 crianças e jovens que foram investidos, uns pela primeira vez, outros renovaram a sua promessa. Mas o desejo é que todos eles "se apequem sempre à sua promessa" para um dia serem homens novos nesta sociedade em caos.

CA - Renato dos Reis (Leão Protector)

quinta-feira, 13 de março de 2008

ACANTONAMENTO EM SINTRA / CABO DA ROCA

Nos passados dias 7, 8 e 9 de Março realizou-se mais uma actividade do Grupo Pioneiro de preparação para o acampamento final de empreendimento. Na sexta feira à noite fomos directamente para a sede do Grupo 93 da AEP de Sintra, onde se realizou um jogo nocturno, fez-se um pouco de convivio entre os elementos do grupo e pernoitámos.

No dia seguinte, 8 de Março, dia da Mulher, as raparigas tiveram uma surpresa, o pequeno almoço na cama preparado pelos rapazes. tentou-se logo decretar o dia 9 de Março como dia do Homem, mas a tentativa ficou sem efeito. Realizou-se um jogo de cidade e a seguir houve lugar a um atelier de raid e carta topográfica, onde nem todos tomaram atenção e o resultado ficou visivel no fim do dia. Por volta das 14h30 e as 15h00 sairam para raid, o objectivo era fazer o percurso até ao cabo da Roca em 5 horas, mas houve algumas equipas que resolveram realizá-lo em 7h30 e 8h30, apenas uma equipa terminou em 5h00. Cansados do raid também resolveram boicotar o fogo de conselho, o que não valeu de nada, porque devido ao tardar da hora, já não se tencionava realizar esse grande momento. Mas como o plano era não fazerem peças para não haver fogo de conselho, não se livraram de uma hora de seca a "levar" nas orelhas. E assim terminou o segundo dia.

No domingo tiraram-se provas, preparou-se a peça para a vigilia de oração de preparação para as promessas e os noviços e aspirantes estiveram a ter um atelier sobre o compromisso e o cerimonial da promessa.

A seguir ao almoço, arrumámos tudo e regressou-se com a ideia de que se poderia ter feito muito mais para o desenvolvimento do grupo e do próprio empreendimento.

CA - Renato dos Reis

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

REUNIÃO DE PAIS

Aos elementos que virem o blog, por favor avisem os vossos pais que haverá uma reunião de pais no próximo dia 5 de Março, Quarta-feira às 21h00 na igreja de Sta. Clara.

Aproveitamos para avisar que o acampamento das promessas está à porta e por isso é necessário que se preparem para vivermos esse momento como o ponto alto do ano escutista.

CA - Leão Protector

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

DIA DE BP


Carissimos Escuteiros do Agrupamento 1260 Bela Vista


Visto não estarmos juntos hoje e lembrarmos o nosso grande chefe BP, venho por este meio felicitar-vos por serem escuteiros, por seguirem os passos do homem que nasceu faz hoje 151 anos.


A Junta Central faz-nos uma proposta, "Neste 22 de Fevereiro sejamos "à frente". Sejamos, no que fazemos no CNE mas também fora dele, os tais "cidadãos de vistas largas". Será sem dúvida, a melhor forma de fazer jus a um legado genial."

Junto envio uma imagem que poderão ver pelas cidades de Lisboa e Amadora nos expositores publicitários. É uma iniciativa da Região de Lisboa com o apoio das Câmaras de Lisboa e Amadora.

Como podem ver, o mundo escutista náo passa indiferente a este dia, seja a nível central, como de Região, como de Núcleo, como Agrupamento, como secções, como Bandos, Patrulhas ou Equipas e por fim como escuteiros. Nunca se esqueçam fazemos todos parte de um todo.

Feliz Dia de BP

CA - Renato dos Reis

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

ACAMPAMENTO DE JANEIRO IIIª SECÇÃO

Nos dias 12 e 13 de Janeiro, no CEADA - Arrábida, realizou-se o nosso primeiro acampamento para atingir o grande objectivo do empreendimento, que é "Em busca da nascente do Mondego".
Como se sabe andar pela Serra da Estrela é algo que não é fácil para todos, como tal será necessário preparar todo o grupo Pioneiro para o grande objectivo.

Este acampamento teve dois grandes principios, fazer umacampamento à antiga (sem carro de apoio, onde cada um era responsável pelo seu material e o da equipa) e a grande subida ao ponto mais alto da serra da arrábida (Fermusinho).
O primeiro dia serviu para todos tirarem provas e apresentarem trabalhos realizados sobre ateliers. Foi um dia em que o tempo nos ajudou, onde o céu estava azul e à noite um céu estrelado que nos ajudou no nosso fogo de conselho que correu muito bem.

Pelo contrário, no dia seguinte, o dia nasceu cinzento e quando começámos a subir a serra a chuva acompanhou-nos em todo o percurso. Já a cerca de 50 metros do ponto mais alto, o tempo piorou e não nos foi possivel chegar ao destino por se tratar de uma zona que estava molhada e seria muito perigoso proseguir. Descemos, e parou de chuver. Almoçámos e quando estávamos para sair de campo prontos para a caminhada para a camioneta, a nossa irmã chuva voltou a fazer parte da nossa companhia e só nos abandonou quando chegámos à paragem.

Embora molhada, foi uma boa actividade onde todos chegámos bem mas cansados. Para chegarmos à nascente do rio mondego, venha a próxima actividade de preparação.

Renato Reis - Leão Protector

Actividade de Cargos da III Secção Nucleo Oriental


"No passado fim-de-semana de 26 e 27 de Janeiro, realizou-se no PNEC – Campo Escola da AEP na Costa da Caparica em regime de acampamento a Actividade de Cargos da IIIª secção realizada pelo NcOrLx – Núcleo Oriental de Lisboa.
Com um imaginário baseado nas famosas Ruas de Lisboa: SIMP – Simplesmente Pioneiro - jogo que jogaram durante o acampamento de cargos, este acampamento foi vivido no sábado sob forma de comunidades e no domingo em equipa.
As comunidades, foram o conjunto de pioneiros com o mesmo cargo. A cada comunidade foi atribuído um local mítico de Lisboa, do qual muito tem a ver com o cargo desempenhado - GUIA - Rua de S. Bento onde se encontra o Palácio de São Bento, residência oficial do Primeiro Ministro e nessa mesma rua temos a Assembleia da Republica; ANIMADOR – Rua das Portas de Santo Antão onde se encontra o Coliseu dos Recreios. Sala de espectáculos inaugurada a 14 de Agosto de 1890; SECRETARIO – Avenida da Liberdade, esta é uma a mais importante avenida de Lisboa e é também o ponto de eleição de escritórios; FINANCEIRO – Rua do Ouro foi em tempo a principal rua financeira em Lisboa. Todos os bancos tinham aí a sua sede; COZINHEIRO – Carnide é uma das mais emblemáticas zonas de restauração da cidade de Lisboa; SOCORRISTA – Rua dos Remédios é assim chamada desde 1859. Este arruamento faz referência à ermida de Nossa Senhora dos Remédios; GUARDA MATERIAL – Rua da Fé Local onde se localizava o antigo Deposito de Material e Fardamento do CNE; RELAÇÕES PÚBLICAS – Bairro Alto foi durante muito tempo a zona onde abrigava as sedes dos principais jornais e tipografias do país.

No Sábado, durante a manhã realizou a chegada dos vários grupos pioneiros e respectiva montagem de campo, à tarde realizou-se a celebração em campo (celebrada pelo assistente do AGP 683 de Telheiras – Pd. Rui Rosas), de seguida foram realizados os diversos atelier's, e preparação para o fogo de conselho (cada atelier preparava uma peça, tendo o atelier de animador a responsabilidade pela organização do Fogo de Conselho). A noite foi vivida intensamente pelos pioneiros e animadores presentes numa grande festa de partilha em volta da magnífica fogueira do Fogo de Conselho.
No domingo após o pequeno-almoço e Içar das Bandeiras, realizou-se o Jogo SIMP com 8 postos, jogado em equipas naturais, onde as equipas puderam aplicar os conhecimentos adquiridos no dia anterior, o dia acabou por volta da 12H30, com atribuição das pontuações e respectivos prémios (1º Lugar – Eq. Eça Queirós – AGP. 1260 Bela Vista; 2º Lugar – Eq. Lobo – AGP. 51 Stª Engrácia; 3º Lugar – Eq. D. Nuno – AGP. 1260 Bela Vista), despedidas e Oração do Escuta.
Ficou no ar o lamento de ter sido pouco tempo, e o pedido de vários pioneiros para repetir e se possível com maior duração.

Luís Mendes
Sec. Ped. IIIª Secção
NcOrLx"

Actividade de Cargos II ª Secção – Núcleo Oriental

"Idade do Ferro"

A Idade do Ferro (actividade de cargos), decorreu na escola básica 2.3 Gaspar Correia na Portela no dia 12/01/2008, onde participaram 205 exploradores, 45 animadores e 45 patrulhas.

O imaginário escolhido para esta actividade foi a Idade do Ferro, continuando o desenvolvimento do imaginário anual "á Conquista…" do Núcleo Oriental.
Foi feito o lançamento do imaginário através de um pequeno filme, em seguida seguiram para os cargos. As patrulhas foram divididas pelo cargo (especialização) e tiveram um atelier da parte da manhã.

Há hora do almoço as patrulhas voltaram a reunir-se e agruparam-se por povos para que pudessem almoçar no povo e assim conhecerem-se melhor. Da parte da tarde, voltaram para o cargo, para que pudessem ter uma aplicação prática (jogo) do que aprenderam de manhã.

Por volta das 15h terminaram os jogos e reunimo-nos todos para a Eucaristia que seria ás 16h. Entretanto houve ensaios e as preparações necessárias coordenados pela Dirigente Ana Santos. A Eucaristia foi Presidida pelo Frei Severino, que demonstrou um grande á vontade com os jovens presentes.
Terminada a Eucaristia, foi altura da entrega de prémios e do encerramento. A Patrulha vencedora foi a patrulha Jaguar do agrupamento 683 de Telheiras. No final foi distribuído um pequeno lanche.

Em Geral a actividade correu bem, apenas houve alguma falta de tempo para alguns ateliers, mas de acordo com as avaliações feitas, os exploradores gostaram.

Equipa pedagógica IIª secção
Núcleo Oriental

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

ORA ANIMA - Sta Maria dos Olivais


Caro Irmão Escuta

Estás convidado a participar no Ora Anima , no próximo dia 18 Janeiro , Sexta -feira - 21:30 na Igreja de St Maria dos Olivais ( Olivais Velhos) – junto ao Agrup 61 St Maria Olivais.

Espaço mensal, que privilegia a Oração Comunitária, feito por e para , Animadores ( Dirigentes e CILS.)

Como já deves ter ouvido, é preparado rotativamente por um Agrupamento, em cada mês que passa, acolhendo os Dirigentes e CILS do resto do Núcleo Oriental.

Desta vez o Agrup 61 St Maria Olivais , preparou e acolhe -nos a todos!

Num tempo onde o Voluntariado, não pode ser só activismo, precisamos de recarregar baterias , de parar e fazer silencio, para escutar o que Deus nos têm a dizer, para a nossa Vida e para os Trilhos que percorremos no CNE.

Neste tempo de NATAL há que reencontrar Jesus na nossa Vida!
Vem e traz os teus companheiros Animadores do Agrupamento!!

Após o Ora Anima, haverá um momento de convívio entre todos, com café ,chá e bolachas !

CURSO DE SOCORRISMO DA 2ª SECÇÃO

No dia 1 de Dezembro de 2007, parte dos exploradores, reuniram-se na igreja de Sta. Clara para assistirem a um formação de socorrismo.
Estavam presentes dois profissionais do ramo para nos darem o curso. Logo no ínicio disseram--nos que, o que nos íam ensinar era a "Manter a Vida", não a salvar pessoas , mas assegurar que estas não morriam até a ambulância chegar.
Começaram por nos explicar quais os sinais vitais: se a pessoa
1º -Está conscinte ou não;
2º- Não está a respirar;
3º- Tem hemorragias
Para ver se a pessoa está consciente, chamamos por ela, e simetricamente damos-lhe umas pancadinhas ao longo do corpo. Se a pessoa, enquanto desmaiada, estiver com convulções teríamos que colocar cobertores, casacos, etc , debaixo dos braços da pessoa ou noutro sitío (dependendo da situação), afim de evitar que a pessoa se magoe.
Para a segunda colocaríamos a pessoa na Posição Lateral de Segurança (PLS), depois de termos feito o VOS, isto é, Ver se a pessoa respira, olhando para o torax; Ouvir a sua repiração, colocando o ouvido junto da boca e do nariz da pessoa; Sentir o ar, juntando a nossa face à boca e nariz da pessoa. Caso não respirasse faríamos a massagem cardíaca: precionando com as duas mãos entrelaçadas, na barriga da pessoa a dois dedos do seu externo, ao mesmo tempo das batidas do coração durante 30 vezes, isto é seguido da respiração boca-a-boca, que pode ser feita ou não com uma máscara e o respectivo bocal. De seguida confirmaríamos com o VOS, se a pessoa ja estava a respirar, se não, repetiríamos todo o processo.
Quanto à terceira, aprendemos a fazer bons pensos, que se adequam a qualquer tipo de hemorragias.
Tudo assima referido foi treinado com bonecos.
No fim disseram-nos o que deveríamos ter na nossa farmácia.

Susana Bento